terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sky Ferreira - You're Not the One (Faixa)

E nenhum de nós falou de crack e Charli XCX.


[Escute]


Danilo Bortoli [8]
Sky Ferreira é a metáfora do estado atual do pop: começando como uma aposta da EMI, como uma adolescente, para se tornar a nova Katy Perry, ela se rebelou contra o sistema da gravadora e virou uma espécie de Tracey Thorn da nova década -- ainda assinada com a EMI. "You're Not The One" continua com essa imagem de pós-grunge encontrando o electropop. Diferente de "Everythig Is Embarrassing", aqui Ferreira soa distante, graças a uma nuvem de guitarras nu-wave, em que a voz dela briga com a produção por atenção, soando quase sufocada. É construída, claro, em cima de uma ideia excessiva: quatro minutos sobre a pessoa errada num tom épico. Mas Sky pode se dar ao luxo de algo assim agora, bem no início da carreira. Como ela demonstrou no EP do ano passado, ela ainda não sabe ao certo qual caminho seguir (melhor dizendo: o mais conveniente), e isso quer dizer que não importa se ela interpreta quando deveria estar se expressando. Não importa se é "autêntico" enquanto ela tiver canções tão boas quanto "You're Not The One". 

Felipe Reis [8.5]
O que eu gosto dos últimos singles da Sky Ferreira é a sensação de euforia jovem que eles passam sem necessariamente seguirem um caminho fácil (os teen charts) ou entrar em um reino óbvio (a desilusão sofrida e visceral do rock noventista, etc). Ela está lá para narrar o pior lado do romance - obrigado, Dev Hynes, por "Everything Is Embarassing" - de uma forma dramática porém acessível, um exorcismo no canto obscuro do clube às 4h da manhã. Com uma ótica oitentista num plano atual, "You're Not The One" é uma faixa pop extraordinária, daquelas que transformam a mágoa pessoal (não, ele não era o cara certo) num grito de guerra coletivo. Pouco a pouco, Sky está se tornando uma máquina de fabricar esse tipo de hit, o caminho que vem pela frente me parece muito promissor. O pop agradece. 

Julio Pio [8.5]
Sky Ferreira é um tubarão sentimental - e talvez faça sentido essa 'persona', se encaixa perfeitamente com a carreira que ela tem - modelo, atriz, cantora. Foi do electropop que reinava absoluto no restinho dos anos 00s e agora mergulha de vez num balde de referências do rock egocêntrico dos anos 90 e do synthpop deslumbrado dos anos 80. Tudo isso em menos de 4 anos. Se em "Everything is Embarrasing" ela era a garota que não consegue enxergar áreas cinzas (apenas o preto e o branco cegantes), aqui ela parece ter ultrapassado a fase do deslumbre e percebendo as coisas como elas realmente são - ele não é o cara certo, ela não é a garota certa (e pensando em outra faixa anterior, 'One', conseguimos chegar mais perto desse turbilhão que é Sky). O mérito de Sky Ferreira aqui talvez seja transformar tudo em algo sobre ela sem se tornar monótona - não importando se em delírios em preto e branco ou uma batida marcada de bateria enquanto ela dança alucinada na pista. 

Pedro Primo [8.5]
O Danilo explica nesse texto a reimaginação que o indie faz do pop. E, dentro dessa criação a Dr. Frankenstein, o monstro se revela uma espécie de objeto de adoração - meio torto, todo cheio de equívocos e, claro, um pouco de hipocrisia. Quando ouço uma faixa como essa "You're Not the One" (e como era "Everything is Embarassing"), essa imagem não parece mais tão importante assim. Sim, Sky Ferreira é a personificação do pop que o indie acha bonito e considera arte não supérflua. Porém, é necessário perceber que dessa operação de higienização, se levanta uma canção toda pensada, que aplica na imagem de Ferreira ainda mais mistérios. É a pessoa ou o personagem? É a jaqueta preta, os riffs de guitarra e a menina de one night stands ou a maquiagem borrada, a melodia efervescente e a menina que ainda procura o cara perfeito?


8.4 [RECOMENDADO]

Nenhum comentário:

Postar um comentário